Dicas de como evitar a Pressão Alta Ocular
25/01/2022 11:08 em Notícias
PRESSÀO ALTA NOS OLHOS OU HIPERTENSÃO OCULAR.
 
O tratamento de pressão alta nos olhos ou hipertensão ocular deve ser orientado por oftalmologistas, e para essa finalidade utiliza-se colírios específicos, como também cirurgia ocular ou tratamentos com laser.
Mas, o que talvez você não saiba, mas deveria saber, é que algumas mudanças de hábitos alimentares, acrescidos da intensificação do consumo de alimentos específicos podem ajudar bastante no controle dessa enfermidade, esses procedimentos irão proporcionar benefícios que você nem imagina, sendo um coadjuvante poderosíssimo neste caso.
 
 
1-Diminua ou retire da sua vida o consumo de todo e qualquer tipo de açúcar, e de tudo que o contenha (refrigerantes, doces, etc.), esse é um produto acidificante, possui estruturas viciantes e compromete o metabolismo. Lembre-se: o consumo exagerado de açúcar causa inúmeros problemas à saúde, um deles é o diabetes, uma enfermidade causada pelo consumo desenfreado de açúcar, que afeta a produção de insulina, além disso, afeta a saúde dos olhos, dos rins, etc. Existem outros tipos de açúcares que são menos prejudiciais, possuem o mesmo nível glicêmico e estão imbuídos de sua glicose natural.
 
2-Diminua ou retire o consumo de grãos (integrais e orgânicos), pães, macarrão, arroz branco, cereais e batatas. É que o consumo desses alimentos aumenta a produção do hormônio insulina, e, níveis elevados de insulina estão associados à elevada pressão intraocular.
Luteína e Zeaxantina:
Os alimentos ricos dessas substâncias ajudam a diminuir a pressão ocular, e protegem o nervo óptico evitando danos ao mesmo.
Saiba também que a inflamação do nervo óptico tem tendência de aumentar a pressão interna do olho ainda mais, e que a pressão alta nos olhos, que é uma característica do glaucoma e da esclerite (inflamação da esclera, parte branca do olho), causa a danificação do nervo óptico e compromete a visão. Essa enfermidade pode acometer adultos, idosos e crianças, e nem sempre ela manifesta sintomas, podendo conduzir a um estado de cegueira.
 
Alimentos recomendados:
Repolho, couve, couve-de-bruxelas, brócolis (cozido no vapor), gema de ovo cozido ou pochê (sem sal) e milho (cozido no vapor - não é cozido com água e sem adição de sal). Diariamente inclua ao menos um desses alimentos em sua refeição.
 
Alimentos ricos em potássio e que faz bem para este caso:
Folhas de beterraba cozida (preferencialmente no vapor), sementes de abóbora secas ao sol e sem sal, amendoim (sem sal), lentilha.
Frutas: abacate, banana, mamão, pera, pêssego, coco seco, para tanto, consuma-os sempre uma hora antes das refeições ou duas horas depois.
Argila verde:
Prepare-a com água bem fria ou com o chá de camomila também frio. Fechar bem os olhos e aplique a pasta de argila, deixe-a agir por 30 minutos, depois remova com água.
 
 
Fonte :- Dr. Hilton Claudino ( Conforme publicado em seu Facebook )
 
 
 
COMENTÁRIOS